Tratamento de Efluentes

Tratamento de Efluentes

Maior eficiência, mais estabilidade e aumento de capacidade de tratamento
O remediador ambiental ACCELL®3, registrado no IBAMA como remediador físico/químico, é indicado para melhorar o desempenho de Estações de Tratamento de Efluentes Sanitários e Industriais (ETE), ou para aumentar a capacidade de tratamento, sem incorrer em gastos com ampliações e equipamentos (CAPEX).

O uso do ACCELL®3 melhora os níveis de DBO, SST, OGG e OD em sistemas de tratamento de efluentes.

ACCELL®3 é um líquido, normalmente aplicado utilizando-se uma bomba dosadora na entrada do afluente no reator biológico, em concentração geralmente prescrita entre 2 e 12 p.p.m. (mg/L) determinada de acordo com a carga do efluente e outros parâmetros e características do sistema.

Tratamento de Efluentes

Modo de ação do ACCELL®3 nas ETEs

Ao ser dosado no reator aerado, o ACCELL®3 age reduzindo a tensão superficial e interfacial do meio. Sua forte tensoatividade, dispara um processo catalítico de solubilização e dispersão rápida de óleos, graxas e demais matérias orgânicas, tornando essas substâncias mais fáceis de serem biodegradadas. O lodo do reator biológico começa a mudar de aspecto visualmente em poucas horas após o início da dosagem.

A eficiência da estação de tratamento começa a aumentar porque o ACCELL®3 modifica o metabolismo bacteriano, reduzindo a formação de energia das bactérias aeróbias presentes no reator biológico. Numa reação natural pela sobrevivência e multiplicação, as bactérias tornam-se mais vorazes aumentando a biodegradação dos contaminantes orgânicos. A mudança no metabolismo faz com que as bactérias transformem a matéria orgânica em mais gás carbônico (CO2) em vez de mais biomassa.

Devido à intensa redução da tensão superficial que causa no lodo do reator biológico, ocorre um aumento da dissolução do oxigênio ministrado no sistema, medido em termos de Oxigênio Dissolvido - OD. Em um meio menos tenso, o oxigênio ministrado pela aeração se dissolve mais, forma bolhas menores, reside mais tempo no meio líquido, e torna-se mais disponível e acessível às bactérias. Assim há um aumento da oxidação dos contaminantes sem necessidade de aumentar a aeração.

Por aumentar a biodegração aeróbia, reduz maus odores emanados do reator.

Previne corrosões de equipamentos pela redução de emissão de gás sulfídrico decorrente da anaerobiose;

A maior disponibilidade de oxigênio aumenta a redução biológica de nitrogênio. Ocorre também redução de fósforo no efluente final;

Ao reduzir significativamente a formação de biomassa, reduz o volume de lodo de descarte em sistemas de lodos ativados;

Agindo assim, ACCELL®3 melhora a eficiência da ETE e aumenta a capacidade de tratamento da estação, sem incorrer em gastos com ampliações.

Resultados Comprovadamente Alcançados

• Aumento da eficiência na remoção da DBO: 20% - 60%
• Aumento do Oxigênio Dissolvido (OD): 20% - 50%
• Redução da formação de lodo: 20% - 60%
• Eliminação de óleos, graxas e gorduras: 95% - 100%
• Eliminação de mau odor: 95% - 100%
• Redução de compostos de fósforo e nitrogênio: 20% - 75%
• Redução da necessidade de uso de produtos químicos: 10% - 30%

Com Accell3 a eficiência da ETE certamente vai aumentar. Os ganhos de eficiência vão depender das condições estruturais de cada ETE.

Características do ACCELL®3

• Produto químico líquido, não tóxico, de pH neutro;
• Registrado no IBAMA e notificado na ANVISA;
• Não contém elementos viáveis (bactérias);
• Todos seus ingredientes são considerados seguros ou da categoria alimentar;
• Certificado por laboratório credenciado como rapidamente biodegradável (100% em 13 dias) ;
• Aprovado nos EUA para ser usado nas estações de tratamento de água potável, pela National Sanitation Foundation (NSF); para aplicação na limpeza / eliminação de biofilmes nas membranas de filtração;
• Inofensivo ao ser humano, à fauna e à flora;
• Produto não cria dependência na ETE. Se interrompida sua aplicação, a ETE retorna gradualmente à sua situação anterior;
• Tecnologia considerada química verde, por substituir surfactantes por proteínas.

Melhorias Comprovadas

Dentre as melhorias do tratamento de ETEs realizado com o remediador ACCELL®3 destacamos o aumento da eficiência geral, a estabilidade da qualidade do efluente final e o aumento da robustez do sistema para suportar aumentos imprevistos de carga e de vazão.

ACCELL®3 atende as empresas que necessitam melhorar a eficiência de seus sistemas de tratamento, mas não têm espaço para ampliar ou não estão preparadas para incorrer em gastos com ampliações e reformas

Em compensação, ACCELL®3 promove uma economia de gastos decorrente da redução da geração de lodo, que chega a atingir cerca de 60% de redução, bem como, em determinadas circunstâncias, possibilita a redução do consumo de energia elétrica para aeração, caso a eficiência do sistema tratado com ACCELL®3 atende com folga seu objetivo.

ACCELL®3 é um remediador ambiental que se presta perfeitamente para atender políticas empresariais e públicas de desenvolvimento sustentável, que objetivam lançar na natureza efluentes da melhor qualidade possível, agredindo o mínimo possível o meio ambiente.