Matéria-Prima para Indústria Química de Saneantes

Matéria-Prima para Indústria Química de Saneantes

A tecnologia proprietária dos produtos da marca ACCELL® se resume em combinações de surfactantes com proteínas de baixo peso molecular liberadas a partir de Saccharomyces Cerevisiae em condições de fermentação especificamente modificadas.

A complexação de proteínas com surfactantes sintéticos melhora sinergicamente a atividade superficial dos surfactantes, que se manifesta como intensa redução na tensão superficial, concentração crítica de micelas e, principalmente, na redução da tensão interfacial nos sistemas de óleo e água.

A tecnologia é base para uma família de vários produtos de limpeza altamente eficazes. É usada em várias áreas de aplicação comercial, onde é importante a alta atividade superficial. Nelas se inclui produtos de limpeza, biorreatores, agricultura, fluidos e produtos para limpeza da indústria automobilística e petrolífera, desinfetantes, cuidados com a pele e similares.

São matérias-primas para desincrustantes, desengraxantes e detergentes altamente concentrados, destinadas a produzir uma família completa de saneantes neutros.
Responsáveis também pela inibição de odores, pois as proteínas presentes retêm moléculas odoríferas, excluindo a necessidade de mascarantes e proporcionando adicionalmente controle de odor em todas suas formulações.

São dosadas com concentração sugerida de 0,1 - 2% (v/v) substituindo ou reduzindo drasticamente a utilização de outros surfactantes. Dessa forma diminuindo custos e volumes de armazenamento de estoque.

As matérias-primas ACCELL® atuam em diluições de até 1:1000.

Sua alta performance substitui a necessidade de utilização da soda e detergentes alcalinos no processo de limpeza industrial pesada sem agredir a superfície do material e sem incorrer em riscos de manipulação, uma vez que todos nossos surfactantes são grau alimentício, pH neutro, não tóxicos, não corrosivos e altamente biodegradáveis.

Matéria-Prima para Indústria

Veja no quadro abaixo as implicações ambientais e com a saúde humana de matérias primas bactericidas vis avis o uso das matérias prima ACCELL®

SANEANTES
(a base de)

RISCOS AO SER HUMANO

RISCOS AO MEIO AMBIENTE

Hipoclorito de Sódio ou de Cálcio

O hipoclorito de sódio ou cálcio na concentração de 0.5% é um produto corrosivo, à semelhança da água sanitária cuja concentração de hipoclorito é maior (2,0% e 2,5%), podendo causar lesões dérmicas e oculares severas. Portanto, devem ser tomadas as precauções necessárias para a proteção dos trabalhadores envolvidos nos procedimentos de desinfecção.

Efluente por conter sustância bactericida é prejudicial aos reatores biológicos das estações de tratamento de efluentes.

A aplicação de hipoclorito de sódio sobre superfícies metálicas pode levar a oxidação.

Ácido Peracético

Causa irritação dos olhos e do trato respiratório. Sua atividade é reduzida pelo aumento de pH. Os trabalhadores que se expõem aos produtos devem ser apropriadamente protegidos.

Efluente por conter sustância bactericida é prejudicial aos reatores biológicos das estações de tratamento de efluentes.

É instável principalmente quando diluído e corrosivo para metais (cobre, latão, bronze, ferro galvanizado).

Quaternários de Amônio

Pode causar irritação da pele e das vias respiratórias e sensibilização dérmica, mas não é corrosivo. Os trabalhadores que se expõem aos produtos devem ser apropriadamente protegidos. Tem a vantagem de não corroer os metais. De baixo custo.

Em geral, tem menos ação contra microbactérias, vírus envelopados e esporos. É inativado na presença de matéria orgânica, por sabões e tensoativos aniônicos.

Peróxido de Hidrogênio

O peróxido de hidrogênio possui ação rápida e é pouco tóxico. A inalação aguda pode causar irritação no nariz, garganta e trato respiratório. Em altas concentrações do produto, pode ocorrer bronquite ou edema pulmonar. Os trabalhadores que se expõem aos produtos devem ser apropriadamente protegidos.

Não é afetado por fatores ambientais ou na presença de material orgânico. É seguro para o meio ambiente. É contraindicado para uso em cobre, latão, zinco, alumínio. É de maior custo.

Matérias prima ACCELL®

pH neutro ao serem diluídas. São seguras, não tóxicas, hipoalergênicas e podem ser usadas em ambientes de preparação de alimentos. Seus ingredientes incluem surfactantes aceitos na indústria de alimentos, de acordo com o FDA 21 CFR Parts 182 e 184 GRAS (Geralmente Reconhecido como Seguro) e / ou FDA 21 CFR 178.3400.

Altamente biodegradáveis. Não atacam nenhum metal, nem nenhum tipo de revestimento de equipamentos tais como pinturas, epóxi, etc. Quebram cadeias orgânicas longas, tornando-as mais biodegradáveis e assim melhoram a eficiência das Estações e Tratamento de Efluentes.

A tecnologia ACCELL® é indicada para formulações de produtos das indústrias químicas e farmacêuticas, conforme a tabela abaixo.

Aplicações

Detergente Neutro, Detergente Multiuso, Detergente Alcalino, Detergente Ácido, Limpa Piso, Limpa Vidro, Desinfetante, Sabão Líquido para Roupas, Amaciante para Roupas, Fertilizantes Foliares, Fertilizantes Granulares, Defensivos Agrícolas

Matérias-Primas

ACCELL CLEAN® SWA, ACCELL CLEAN® SWA 2X, ACCELL CLEAN® HDD e ACCELL® 3

Aplicações

Detergente Enzimático, Detergente Neutro, Detergente Multiuso, Detergente Alcalino, Detergente Ácido, Desinfetante, Deodorizante, Desengordurante, Demaquilante, Creme Anticoceira, Hidratante Hipoalergênico

Matérias-Primas

ACCELL CLEAN® SWA, ACCELL CLEAN® SWA 2X, ACCELL CLEAN® HDD e ACCELL® 3