TECNOLOGIA

A Advanced BioCatalytics Corporation (ABC) de Irvine, Califórnia, é pioneira no uso de proteínas de baixo peso molecular obtidas por estresse da levedura em combinação com diferentes surfactantes para criar produtos altamente eficazes e ambientalmente benignos para uma ampla variedade de aplicações, tais como, em limpezas, tratamento de águas, recuperação aprimorada de óleo, biorremediação de solos, remediadores ambientais e muito mais.

O nome principal da tecnologia PSC – Protein Surfactant Complex™ e da marca dos produtos é Accell®.

Os produtos da marca Accell® são resultantes da combinação de surfactantes com proteínas de baixo peso molecular liberadas por estresse térmico da Saccharomyces Cerevisiae em condições de fermentação especificamente modificadas.

A complexação de proteínas com surfactantes sintéticos aumenta sinergicamente a tensoatividade dos surfactantes. Formulações com essa tecnologia apresentam maior redução na tensão superficial, na concentração micelar crítica e, especialmente, na redução da tensão interfacial em sistemas de óleo e água.

A tecnologia PSC é base para uma família de vários produtos altamente eficazes, onde intensa ação de tensoatividade de superfície é importante.

É usada no desenvolvimento de novos produtos destinados a várias áreas de aplicação comercial tais como limpeza doméstica e institucional, remediações ambientais, para uso na agricultura, fluidos para a indústria de petróleo, desinfetantes de ambientes, cuidados com a pele e semelhantes.

Os produtos Accell® são desodorizantes eficazes. Este efeito é devido a biodegradação / oxidação eficiente dos gases odoríferos emanados por uma superfície sólida ou macia, como as de tecidos, tapetes e carpetes. A remoção de odores é percebida imediatamente, e se completa na remoção da fonte de odores persistentes, como as que se encontram nas superfícies porosas de banheiros públicos.

APLICAÇÕES DIFERENCIADAS

Uma área de aplicação com grandes benefícios dos produtos de limpeza da ABC é a limpeza de tanques de navios de cargas químicas.

O principal problema dos tanques de navios é que a mudança de uma carga, como óleo diesel, para outra, como óleos vegetais comestíveis, requer um processo caro, demorado e trabalhoso que nem sempre resulta em uma limpeza bem-sucedida dos tanques, onde são exigidos padrões de limpeza muito rígidos.

A situação é agravada pela proibição do uso de solventes orgânicos voláteis nessas operações, devido à sua tendência inerentemente perigosa de causar explosões. Os revestimentos, como o silicato de zinco usado em tanques, geralmente não permitem a aplicação de produtos de limpeza corrosivos e altamente cáusticos. Como consequência, não é incomum que os operadores de navios-tanque oceânicos optem por fazer viagens de volta com seus tanques vazios, em vez de investir seu tempo em esforços na limpeza.

A ABC e a VERUS oferecem ao setor de transporte marítimo um limpador eficiente, ambientalmente correto e seguro, Accell®Clean, que atende a todos os requisitos e padrões do setor. Accell®Clean é certificado pela Organização Marítima Internacional (IMO, a agência das Nações Unidas que regulamenta a limpeza de tanques químicos em todo o mundo) e está listado no Anexo 10 do MEPC.2 / Circular como um limpador de tanques químicos marítimos.

Accell®Clean foi usado mediante aprovação da Guarda Costeira dos Estados Unidos em portos americanos e em alguns territórios associados onde essa aprovação foi aceita. A certificação IMO foi concedida após um procedimento longo (dois anos) constituído de várias etapas que incluiu dados sobre toxicologia e avaliação do impacto ambiental do produto em questão que devem ser fornecidas por laboratórios credenciados independentes.

Os produtos ABC foram aplicados na limpeza de petróleo nas areias das praias do Golfo do México nos estados da Flórida, Louisiana, Mississippi, Alabama e Texas atingidas pelo desastroso vazamento de petróleo ocorrido em 2010, bem como na limpeza dos equipamentos e barreiras de contenção afetadas pelo derramamento.

ABC conduziu testes com excelentes resultados e desenvolveu protocolos para a biorremediação de solos contaminados com óleo e gasolina ao redor de postos de gasolina e refinarias de petróleo, e na biorremediação de águas residuais destas refinarias.

COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA

TENSÃO SUPERFICIAL (ST) e TENSÃO INTERFACIAL (TIF).
Dois parâmetros relacionados entre si importantes para prever a eficiência de limpeza de um detergente.

Advanced BioCatalytics Corporation (ABC) é altamente especializada na redução da tensão interfacial (TIF).

ST é o principal responsável pela formação e propagação de espumas, o que é importante para certos produtos de consumo, uma vez que os consumidores tendem a associar formação de espuma com eficiência.

Na limpeza industrial, entretanto, a espumação é muito menos desejável. Portanto, TIF (capacidade de penetração) é o fator crítico numa avaliação de desempenho.

A combinação de Accell® com determinados surfactantes sintéticos causa uma redução substancial na TIF em comparação com a TIF desses mesmos surfactantes usados isoladamente.

Além disso, a combinação dos surfactantes com as proteínas protege os surfactantes contra a deterioração em altas temperaturas. Altas temperaturas são amplamente utilizadas tanto em processos de limpezas difíceis quanto na recuperação aprimorada de petróleo -EOR.

Embora produtos da série Accell® tenham valores de pH quase neutros, eles são estáveis quando expostos a uma ampla faixa de pH (1 a 13) e retêm sua tensoatividade em diferentes níveis de salinidade.

Em determinadas aplicações, como na recuperação aprimorada de petróleo (EOR), necessita-se de uma TIF ultrabaixa entre as fases de salmoura e petróleo, e para essas aplicações a ABC desenvolveu produtos que fornecem uma TIF em níveis tão baixos nunca alcançados, de magnitude na ordem de 10-4 mN/m.

QUÃO SEGURA É A TECNOLOGIA?

Os produtos da marca Accell® são completamente seguros pois são fabricados com materiais derivados da fermentação do fermento de padeiro, portanto, ingrediente orgânico e renovável. Outros ingredientes são surfactantes normalmente utilizados na indústria alimentícia, de acordo com FDA 21 CFR Partes 182 e 184 GRAS (geralmente reconhecido como seguro) e / ou com FDA 21 CFR 178.3400. São produtos a base de água, neutros (tamponados em pH 3,5 a 9, dependendo da finalidade específica) e não contêm compostos orgânicos voláteis (VOC).
Controle de Odor

Os produtos não apresentam atividade enzimática de protease ou lipase; contém alguma amilase e traços de fosfatase. As aplicações nas indústrias de alimentos e no tratamento de água potável são baseadas em avaliações de toxicologia e impacto ambiental cetificadas por organizações laboratoriais independentes.

Os produtos da marca Accell® foram aprovados por agências reguladoras nos EUA e internacionalmente:

a) A National Sanitary Foundation (NSF Standard 60) (2007) emitiu certificado internacional para dois produtos ABC: Accell® e Accell®3. Permite a aplicação de dosagem contínua desses produtos no processamento de água potável em níveis de concentração de até 60 ppm. O certificado autoriza o uso principalmente em aplicações de limpeza de membrana de filtração e prevenção / remoção de biofilme. A prevenção / remoção de biofilmes é uma característica importante da família de produtos Accell®, com amplas aplicações dentro e fora da indústria de alimentos.

b) A Guarda Costeira dos EUA emitiu licença para aplicação de Accell®Clean na limpeza de tanques de cargas químicas em portos dos EUA para navios que transportam óleos comestíveis. Este certificado também é aceito internacionalmente como em determinados países na América do Sul, Cingapura, Malásia e outros lugares.

c) A Organização Marítima Internacional (IMO) certificou os produtos Accell®Clean para as mesmas aplicações de limpeza de tanques, após um processo, que teve dois anos de duração, de certificação realizada em várias etapas. Certificou que Accell®Clean é seguro para o pessoal da equipe de limpeza, não é tóxico para a vida marinha e é biodegradável de acordo com padrões estritamente aceitos. IMO é a agência reguladora da ONU em relação às questões ambientais em locais oceânicos em todo o mundo.

d) O Centro de Comando de Incidentes Móveis do Golfo do México emitiu um Documento de Planejamento listando a Accell®Clean entre os produtos permitidos para a limpeza de contaminações de petróleo nos estados do Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida (Documento de Orientação de Descontaminação – Deepwater Horizon MC252, de 4 de outubro de 2010).

e) Departamento de Peixe e Caça / Escritório de Prevenção e Resposta a Derramamentos do Estado da Califórnia – Accell®Clean SWA recebeu licença para o Agente de Limpeza de Derramamento de Óleo (OSCA) classificando o produto como Agente de Lavagem de Superfície. Junho de 2013.

f) EPA dos EUA – Plano Nacional de Contingência para Poluição de Petróleo e Substâncias Perigosas (NCP). O Accell®Clean DWD atendeu aos requisitos para constar na lista de produtos NCP da EPA dos EUA na categoria Dispersante Marítimo. Junho de 2016. Consulte a página 6 de www.epa.gov/emergency-response/ncp-product-schedule-products-available-use-oil-spills

g) EPA dos EUA – Plano Nacional de Contingência para Poluição de Petróleo e Substâncias Perigosas (NCP). O Accell®Clean SWA atendeu aos requisitos para constar na lista de produtos NCP da EPA dos EUA na categoria Agente de Lavagem de Superfície. Junho de 2016. Consulte a página 16 de www.epa.gov/emergency-response/ncp-product-schedule-products-available-use-oil-spills.

h) IBAMA – (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) – Concedeu registro para os remediadores ambientais químicos Accell®3; Accell®Clean SWA e Accell®Clean DWD. www.ibama.gov.br

RESUMO

  • Accell® é uma marca de limpadores de uso geral, que se mostraram especialmente eficientes na limpeza de instalações fabris, tanques de cargas químicas e petroquímicas, de equipamentos contaminados com petróleo e graxas, na limpeza de plataformas de petróleo bem como na remediação ambiental de águas e solos.
  • Contendo peróxido de hidrogênio na sua formulação, é um substituto ambientalmente correto para produtos cáusticos na limpeza de sujidades difíceis, como em equipamentos de processamento de alimentos em alta temperatura. Essa formulação encurta significativamente os ciclos de limpeza, reduz a frequência e produz um efluente amigável ao meio ambiente. Como vantagem adicional, evita a formação de mau odor, biofilme e incrustações em tubulações e conexões.
  • Os produtos de limpeza formulados com a tecnologia PSC podem ser personalizados para atender aplicações ou necessidades específicas de limpeza e remediação ambiental. Consulte a Verus Ambiental.

Fale conosco

Verus Ambiental

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1478, 4º andar, Cj. 411/412 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP - CEP: 01472-900