Tecnologia

Tecnologia

Advanced BioCatalytics Corporation (ABC) de Irvine, Califórnia (www.abiocat.com) é pioneira no uso de proteínas de baixo peso molecular obtidas por estresse da levedura em combinação com diferentes surfactantes para criar produtos altamente eficazes e ambientalmente benignos para uma ampla variedade de aplicações, tais como, em limpezas, tratamento de águas, recuperação aprimorada de óleo, biorremediação de solos, remediadores ambientais e muito mais.

O nome principal da tecnologia e da marca dos produtos é Accell®.

Accell® é resultado da combinação de surfactantes com pequenas proteínas liberadas de estresse da Saccharomyces Cerevisiae em condições de fermentação especificamente modificadas.

A complexação de proteínas com surfactantes sintéticos aumenta sinergicamente a atividade de superfície – tensoatividade - de surfactantes. Formulações com essa tecnologia apresentam intensa redução na tensão superficial, na concentração micelar crítica e, especialmente, na redução da tensão interfacial em sistemas de óleo e água.

A tecnologia Accell® é base para uma família de vários produtos altamente eficazes, onde intensa ação de tensoatividade de superfície é importante.

A tecnologia é usada em várias áreas de aplicação comercial e de desenvolvimento de novos produtos. São produtos destinados a limpeza doméstica e institucional, remediações ambientais, para uso na agricultura, fluidos para a indústria de petróleo, desinfetantes de ambientes, cuidados com a pele e semelhantes.

Os produtos Accell® são desodorizantes eficazes. Este efeito é devido a biodegradação / oxidação eficiente dos gases odoríferos emanados por uma superfície sólida ou macia, como as de tapetes e carpetes. A remoção de odores é percebida imediatamente, e se completa na remoção da fonte de odores persistentes, como as que se encontram nas superfícies porosas de banheiros.

APLICAÇÕES DIFERENCIADAS

Uma área de aplicação com grandes benefícios dos produtos de limpeza da ABC é a limpeza de plataformas de petróleo e tanques de navios de cargas químicas.

O principal problema dos tanques de armazenamento é que a mudança de uma carga, como óleo diesel, para outra, como óleos vegetais comestíveis, e vice-versa, requer um processo caro, demorado e trabalhoso que nem sempre resulta em uma limpeza bem-sucedida dos tanques, onde são exigidos padrões de limpeza muito rígidos.

A situação é agravada pela proibição do uso de solventes orgânicos voláteis nessas operações, devido à sua tendência inerentemente perigosa de causar explosões. Os revestimentos, como o silicato de zinco usado em tanques, geralmente não permitem a aplicação de produtos de limpeza corrosivos e altamente cáusticos. Como consequência, não é incomum que os operadores de navios-tanque oceânicos optem por fazer viagens de volta com seus tanques vazios, em vez de investir seu tempo em esforços na limpeza.

A ABC e a VERUS oferecem ao setor de transporte marítimo um limpador eficiente, ambientalmente aceitável e seguro, Accell Clean®, que atende a todos os requisitos e padrões do setor. Accell Clean® é certificado pela Organização Marítima Internacional (IMO, a agência das Nações Unidas que regulamenta a limpeza de tanques químicos em todo o mundo) e está listado no Anexo 10 do MEPC.2 / Circular como um limpador de tanques químicos marítimos em todo o mundo.

Accell Clean® foi usado mediante aprovação da Guarda Costeira dos Estados Unidos em portos americanos e em alguns territórios associados onde essa aprovação foi aceita. A certificação IMO foi concedida após um procedimento longo (dois anos) constituído de várias etapas que incluiu a dados sobre toxicologia e avaliação do impacto ambiental do produto em questão que devem ser fornecidas por organizações credenciadas independentes.

Os produtos ABC foram aplicados na limpeza de petróleo nas areias das praias dos Estados do Golfo do México atingidas pelo desastroso vazamento de petróleo ocorrido em 2.010, bem como na limpeza dos equipamentos e barreiras de contenção afetadas pelo derramamento.

Accell Clean® foi aprovado para descontaminação de barreiras e equipamentos contaminados com óleo pelas autoridades estaduais de proteção ambiental da Louisiana, Flórida, Mississippi, Alabama e Texas.

ABC conduziu testes e desenvolveu protocolos para a biorremediação de solos contaminados com óleo e gasolina ao redor de postos de gasolina e refinarias de petróleo, e na biorremediação de águas residuais destas refinarias.

COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA?

Dois parâmetros relacionados entre si são importantes para prever a eficiência de limpeza de um detergente: tensão superficial (ST) e tensão interfacial (TIF).

Advanced BioCatalytics Corporation se considera altamente especializada na redução da tensão interfacial (TIF).

ST é o principal responsável pela formação e propagação de espumas, o que é importante para certos produtos de consumo, uma vez que os consumidores tendem a associar formação de espuma com eficiência.

Na limpeza industrial, entretanto, a espumação é muito menos desejável. Portanto, TIF (capacidade de penetração) é o fator crítico numa avaliação de desempenho.

Embora o ingrediente proteico dos produtos Accell® não seja per se um surfactante, sua combinação com determinados surfactantes sintéticos causa uma redução substancial na TIF em comparação com a TIF desses mesmos surfactantes usados isoladamente.

Além disso, a combinação dos surfactantes com as proteínas protege os surfactantes contra a deterioração em altas temperaturas. Altas temperaturas são amplamente utilizadas tanto em processos de limpezas difíceis quanto na recuperação aprimorada de petróleo -EOR.

Embora produtos da série Accell® tenham valores de pH quase neutros, eles são estáveis quando expostos a uma ampla faixa de pH (1 a 13) e retêm sua tensoatividade em diferentes níveis de salinidade.

Em determinadas aplicações, como na recuperação aprimorada de petróleo (EOR), procura-se uma TIF ultrabaixa entre as fases de salmoura e petróleo, e para essas aplicações a ABC desenvolveu produtos que fornecem uma TIF recordista de baixa, de magnitude na ordem de 10-4 mN/m.

A substituição de parte do surfactante por proteínas de fermentação de baixo peso molecular de custo competitivo permite a formulação de novos detergentes para lavar roupas e louças bem como produtos de limpeza voltados para o consumidor com maior eficiência, maior capacidade de detergência e um impacto ambiental muito mais favorável.

QUÃO SEGURA É A TECNOLOGIA?

Accell® e outros produtos da mesma série são fabricados com materiais derivados da fermentação do fermento de padeiro, portanto, ingrediente orgânico e renovável. Outros ingredientes são surfactantes normalmente utilizados na indústria alimentícia, de acordo com FDA 21 CFR Partes 182 e 184 GRAS (geralmente reconhecido como seguro) e / ou com FDA 21 CFR 178.3400.

Os produtos ABC são a base de água, neutros (levemente tamponados em pH 3,5 a 9, dependendo da finalidade específica) e não contêm compostos orgânicos voláteis (VOC).

Accell® não apresenta atividade enzimática de protease ou lipase, contém alguma amilase e traços de fosfatase. As aplicações nas indústrias de alimentos e no tratamento de água potável são baseadas em avaliações de toxicologia e impacto ambiental cetificadas por organizações licenciadas independentes.

Accell® foi aprovado por agências reguladoras nos EUA e internacionalmente:

a) A National Sanitary Foundation (NSF Standard 60) (2007) emitiu certificado internacional para dois produtos ABC: Accell® e Accell3®. Permite a aplicação de dosagem contínua desses produtos no processamento de água potável em níveis de concentração de até 60 ppm. O certificado é usado principalmente em aplicações de limpeza de membrana de filtração e prevenção / remoção de biofilme. A prevenção / remoção de biofilmes é uma característica importante da família de produtos Accell, com amplas aplicações dentro e fora da indústria de alimentos.

b) A Guarda Costeira dos EUA emitiu uma licença para aplicação de Accell Clean® para limpeza de tanques de carga química em portos dos EUA para navios que transportam óleos comestíveis. Este certificado também é aceito em internacionalmente como na América do Sul, Cingapura, Malásia e outros lugares.

c) A Organização Marítima Internacional (IMO) certificou mundialmente produtos Accell® para as mesmas aplicações de limpeza de tanques, após um processo, que teve dois anos de duração, de certificação realizada em várias etapas. Certificou que Accell® é seguro para o pessoal da equipe de limpeza, não é tóxico para a vida marinha e é biodegradável de acordo com padrões estritamente aceitos. IMO é a agência reguladora da ONU em relação às questões ambientais em locais oceânicos em todo o mundo.

d) O Centro de Comando de Incidentes Móveis do Golfo do México emitiu um Documento de Planejamento listando a Accell® entre os produtos permitidos para a limpeza de contaminações de petróleo em terra dos estados Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida (Documento de Orientação de Descontaminação - Deepwater Horizon MC252, de 4 de outubro de 2010).

e) Estado da Califórnia, Departamento de Peixe e Caça / Escritório de Prevenção e Resposta a Derramamentos – Accell Clean® SWA recebeu licença para o OSCA (Agente de Limpeza de Derramamento de Óleo) para a classificação do produto como Agente de Lavagem de Superfície. Junho de 2013.

f) EPA dos EUA – Plano Nacional de Contingência para Poluição de Petróleo e Substâncias Perigosas (NCP). O Accell Clean® DWD atendeu aos requisitos para listar a programação de produtos NCP da EPA dos EUA na categoria Dispersante. Junho de 2016. Consulte a página 6 de www.epa.gov/emergency-response/ncp-product-schedule-products-available-use-oil-spills

g) EPA dos EUA – Plano Nacional de Contingência para Poluição de Petróleo e Substâncias Perigosas (NCP). O Accell Clean® SWA atendeu aos requisitos de listagem na programação de produtos NCP da EPA dos EUA na categoria Agente de lavagem de superfície. Junho de 2016. Consulte a página 16 de www.epa.gov/emergency-response/ncp-product-schedule-products-available-use-oil-spills.

h) Registro do IBAMA – Brasil (IBAMA, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis e abreviação de “Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis”) – Accell®3; Accell Clean® SWA e Accell Clean® DWD. Ver www.ibama.gov.br

RESUMO

Accell é uma marca de limpadores de uso geral, eficientes, que se mostraram especialmente eficiente na limpeza de instalações fabris, tanques de cargas químicas e petroquímicas, de equipamentos contaminados com petróleo e graxas, na limpeza de plataformas de petróleo bem como na remediação ambiental de águas e solos.

Accell®, contendo peróxido de hidrogênio, é um substituto ambientalmente correto para produtos cáusticos na limpeza de sujidades difíceis, como em equipamentos de processamento de alimentos em alta temperatura. Essa formulação encurta significativamente os ciclos de limpeza, reduz a frequência da limpeza e melhora a qualidade dos efluentes. Como vantagem adicional, pode evitar a formação de biofilme em tubulações e conexões.

Os produtos de limpeza formulados com a tecnologia Accell® podem ser personalizados para atender aplicações ou necessidades específicas de limpeza e remediação ambiental.

As vantagens e características seguras dos produtos formulados pela Advanced BioCatalytics Corporation são devidos ao uso de ingredientes derivados da fermentação produzida com qualidade alimentar, que enriquecem significativamente a paleta de ingredientes disponíveis para outras formulações inovadoras, mais eficientes, mais seguras e ambientalmente benignas. São instrumentais a biorremediação de águas e solos, e a inúmeras outras aplicações onde a intensa tensoatividade é fundamental para o sucesso da aplicação.