O Accell®3 é um remediador físico-químico, aprovado pelo IBAMA, desenvolvido para melhorar o desempenho e aumentar a capacidade de tratamento de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) sanitárias e industriais. Sua principal vantagem é permitir essa otimização sem a necessidade de grandes investimentos em ampliações ou novos equipamentos.
Com o uso contínuo do Accell®3, ainda que as melhorias no efluente final possam variar por se tratar de um processo biológico, é possível assegurar que a qualidade do efluente tratado será sempre superior em comparação a sistemas sem sua aplicação. Por isso, o Accell®3 é recomendado para todas as empresas verdadeiramente comprometidas com a preservação e melhoria do meio ambiente do nosso planeta.
Como é Aplicado: É um produto líquido, aplicado de forma contínua, geralmente através de uma bomba dosadora na entrada do afluente no reator biológico. A concentração usual varia entre 2 e 12 ppm (mg/L), sendo determinada pela carga do efluente e características específicas do sistema pela equipe técnica da Verus. Em situações pontuais, como para dissolver camadas de gordura em lagoas ou para controle imediato de maus odores, pode-se realizar uma aplicação de choque.
Como Funciona (Modo de Ação): O Accell®3 atua principalmente reduzindo as tensões superficiais e interfaciais no lodo do reator biológico. De forma catalítica, promove a quebra molecular de óleos, graxas, gorduras e outras matérias orgânicas, o que facilita sua biodegradação. Accell®3 estimula as bactérias aeróbias nativas presentes no meio. Essa estimulação ocorre por uma modificação na parede celular das bactérias, que causa uma leve redução na formação de energia (ATP). Em resposta, as bactérias aumentam o consumo de contaminantes para compensar essa perda energética, o que resulta em uma maior remoção da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Com menos energia deixam de se reproduzir como antes, reduzindo a biomassa e o lodo de descarte. A redução da tensão superficial aumenta a dissolução do oxigênio no sistema, tornando-o mais acessível às bactérias que, com a mesma aeração, aumentam a oxidação dos contaminantes.
■ Aumento da eficiência na remoção da DBO em 20% a 60%.
■ Aumento da capacidade de tratamento em mais de 25%, podendo receber maior vazão sem aumentar a estação.
■ Alternativamente, permite a operação do sistema com menor volume de aeração, resultando em economia de energia sem comprometer a eficiência.
■ Eliminação de óleos, graxas e gorduras (OGG) em praticamente 100%.
■ Aumento do Oxigênio Dissolvido (OD) em 20% a 50%, mesmo sem aumentar a aeração.
■ Eliminação de maus odores em praticamente 100% e prevenção de corrosões por eliminação da emissão de gás sulfídrico.
■ Redução de compostos de nitrogênio e fósforo em 20% a 75%, prevenindo a eutrofização dos corpos d’água.
■ Clarificação do efluente final, reduzindo significativamente a turbidez.
■ Redução da formação de biomassa (lodo) e do volume de lodo de descarte já alcançadas em 20% a 50%, gerando economias expressivas na sua disposição.
■ Oferece maior robustez ao sistema contra variações inesperadas de carga orgânica ou vazão, evitando ineficiências ou desestabilização do lodo.
■ Previne problemas comuns em lodos ativados, como o “bulking filamentoso” (causado pela falta de oxigênio) e o “pin-point” (formação de flocos pequenos devido ao excesso de OGG), ao melhorar o OD e eliminar óleos e gorduras.
■ Reduz custos com descarte de lodo e com a necessidade de uso de outros produtos químicos em até 30%.
■ Contribui para programas de desenvolvimento sustentável e ESG, ao proporcionar o descarte de efluentes da melhor qualidade possível, preservando o meio ambiente.
■ É um produto líquido, não tóxico e neutro.
■ Não contém elementos viáveis (bactérias).
■ Seus ingredientes são considerados seguros e de categoria alimentar.
■ É rapidamente biodegradável (100% em 13 dias), com certificação por laboratório credenciado.
■ Aprovado nos EUA pela National Sanitation Foundation (NSF) para uso em estações de tratamento de água potável.
■ Inofensivo a seres humanos, fauna e flora.
■ Não cria dependência na ETE: se sua aplicação for interrompida, o sistema retorna gradualmente à sua situação anterior.
Em resumo, o Accell®3 é uma solução eficiente e sustentável para otimizar ETEs, aumentando sua capacidade e desempenho, ao mesmo tempo em que reduz custos operacionais e melhora a qualidade do efluente final. O meio ambiente agradece sua utilização nas estações de tratamento.
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1478, 4º andar, Cj. 411/412 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP - CEP: 01472-900