Os produtos de limpeza da Verus Ambiental Ltda. da marca Accell® contêm proteínas que se ligam às moléculas causadoras de odor impedindo-as de retornar à fase de gasosa. Portanto, eliminação de odor é uma característica inerente da tecnologia que os produtos são fabricados.
Para eliminar o odor da atmosfera basta liberar uma névoa fina de água com o produto Accell®3 diluído a partir de 0,1% ou com Accell® Clean Multiuso diluído a partir de 1%. A névoa absorve e desfaz as moléculas odoríficas. Para eliminar o mau odor emanado de superfícies, tecidos, tapetes e carpetes, basta umedecê-las com as diluições acima.
Quando uma solução de Accell®3 é pulverizada num ambiente com o mau odor, por exemplo um banheiro público, os contaminantes odoríficos voláteis presentes no ar são absorvidos pelas gotas da pulverização e o odor é extinto. Esse efeito ocorre mesmo quando apenas água é pulverizada, o mau odor é reduzido, porém apenas transitoriamente. No entanto, quando a solução com Accell®3 é pulverizada, a sua ligação com o material malcheiroso é mais eficiente e definitiva. Isto é devido a uma completa absorção das moléculas odoríficas pela ação do complexo proteína-surfactante do Accell®3 e pelo fato de que a ligação com as moléculas odoríficas permanece mesmo após a solução de Accell®3 secar ao se depositar sobre o chão, paredes e eventualmente, ser drenada para o esgoto. Além disso, a ligação mais duradoura entre o complexo proteína-surfactante do Accell® com contaminantes odoríficos faz com que esses contaminantes se tornem acessíveis às bactérias existentes no ar que os oxidam, e assim, interrompem definitivamente a possibilidade de liberação de mau odor.
Quando ocorre pulverização de uma solução de Accell®3 sobre uma superfície de um espesso lodo de petróleo mau malcheiroso, observa-se imediata redução (quase desaparecimento) do mau odor. Isto é devido à formação de uma película da solução com Accell®3 na superfície do lodo, retendo e isolando da atmosfera os seus ingredientes voláteis. Este efeito é transitório: depois de algum tempo, a película da solução com Accell®3 parte-se ou difunde-se para dentro do lodo de óleo e abre uma saída e o cheiro reaparece. O mesmo efeito ocorre num reator biológico de efluentes, lagoas de tratamento, etc. Nessas condições o controle de odor deve ser realizado periodicamente.
Em banheiros com odores persistentes, a lavagem dos pisos com Accell®3 quebrará e removerá biofilmes, que são a fonte de maus odores persistentes. Em estruturas como as tubulações de esgoto, estações elevatórias e lugares similares, a extinção permanente do mau odor deve-se à eliminação e prevenção de formação de biofilmes nas tubulações. Biofilmes e gorduras são as principais fontes de mau odor devido à natureza anaeróbia do ambiente criado pelo biofilme. Accell®3 destrói biofilmes, solubiliza gorduras, e viabiliza sua biodegradação aeróbia, assim impede a liberação de sulfeto de hidrogênio e aminas – substâncias odoríficas resultantes do metabolismo de bactérias anaeróbias. Este é um resultado permanente, desde que o Accell®3 seja dosado regularmente no efluente em determinados pontos das tubulações de esgoto à montante do local onde se quer obter o resultado.
Uma pulverização contínua de uma solução de Accell®3 sobre um aterro sanitário ou operação de compostagem controlará permanentemente o mau odor exalado no local.
• Aterros sanitários.
• Logradouros. Feira Livres. Mercados Municipais.
• Peixarias.
• Ralos e tubulações.
• Fossas sépticas.
• Caixas de gordura.
• Latas e depósitos de lixo orgânico.
• Tanques de armazenagem de produtos voláteis.
• Estações de Tratamento de Efluentes (ETE).
• Estações Elevatórias de Esgotos.
• Lagoas de tratamento.
• Banheiros públicos e químicos.
• Compostagem.
• Lavador de gases.
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1478, 4º andar, Cj. 411/412 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP - CEP: 01472-900